Onde encontrar tratamento pós-covid?

Onde encontrar tratamento pós-covid? Neste artigo, iremos nos aprofundar no tema relacionado à Síndrome pós-covid. Também ajudaremos a identificar a crise, quais os problemas mais recorrentes e a quem pedir ajuda.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Paciente se recuperando da Covid-19 / Divulgação

As Várias Faces da Recuperação da Covid-19

Após receber alta hospitalar, muitos pacientes que enfrentaram a Covid-19 continuam a lidar com sequelas físicas e mentais que não desaparecem por si só. Essas sequelas exigem atenção médica especializada para auxiliar na recuperação total do paciente e restauração da sua qualidade de vida. Frequentemente, a recuperação da Covid-19 se estende além do período de internação, especialmente para aqueles que sofreram complicações severas e precisaram de internações prolongadas.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Sequelas Comuns Após a Covid 19 / Divulgação

Sequelas Comuns Após a Covid-19

As sequelas pós-Covid (COVID-19 persistente) são variadas e afetam a saúde do paciente de várias formas. Algumas das mais comuns incluem alterações cardiorrespiratórias e neurológicas, fraqueza muscular, perda de mobilidade e fadiga. Além disso, o impacto na saúde mental é significativo, podendo desencadear ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória. Sem um acompanhamento adequado após a alta, esses problemas podem tornar-se crônicos, comprometendo a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
A Necessidade de uma Abordagem Multidisciplinar / Divulgação

A Necessidade de uma Abordagem Multidisciplinar

Dada a diversidade de sequelas que a Covid-19 pode causar, a reabilitação requer uma abordagem multidisciplinar. No Programa de Reabilitação Pós-Covid do Samaritano Paulista, a equipe é composta por uma gama de especialistas, que inclui fisiatras, cardiologistas, pneumologistas, neurologistas, otorrinolaringologistas, clínicos gerais, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos.

Cuidados Pós-Covid: Tratando Sintomas Persistentes
Cuidados Pós-Covid: Tratando Sintomas Persistentes / Divulgação

Cuidados Pós-Covid: Tratando Sintomas Persistentes

Os sintomas prolongados da Covid-19 estão se tornando cada vez mais comuns e requerem acompanhamento médico contínuo. Nesse sentido, o serviço de Cuidados Pós-Covid-19 foi criado para atender a essa necessidade, com uma equipe especializada para tratar uma ampla variedade de sintomas persistentes, sejam eles físicos, cognitivos, sensoriais ou emocionais.

Avaliação e Direcionamento de Tratamento
Avaliação e Direcionamento de Tratamento / Divulgação

Avaliação e Direcionamento de Tratamento

Após uma consulta inicial, os especialistas realizam uma avaliação global da saúde do paciente no contexto pós-Covid-19. Com base nessa avaliação, é feito o direcionamento para um tratamento efetivo, que pode incluir a reabilitação e consultas com médicos especialistas de diversas áreas.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Conseguiu encontrar tratamento pós-covid? / Divulgação

Conseguiu encontrar tratamento pós-covid?

O serviço de Cuidados Pós-Covid é destinado a pessoas que buscam uma avaliação especializada das sequelas da Covid-19, sejam elas clínicas, físicas, emocionais ou funcionais. Esses problemas podem incluir sintomas de Covid prolongada, como cansaço e fraqueza, falta de ar, perda de paladar e de olfato, dores de cabeça, ansiedade, depressão, déficit de memória e concentração, entre outros.

Desafios após a Internação Prolongada
Desafios após a Internação Prolongada / Divulgação

Desafios após a Internação Prolongada

Pacientes que tiveram uma internação prolongada podem apresentar problemas adicionais, como incontinência urinária, e enfrentar dificuldades para retornar às atividades diárias, de trabalho e autocuidado.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Agravamento de Condições Preexistentes / Divulgação

Agravamento de Condições Preexistentes

Ademais, a Covid-19 pode agravar doenças preexistentes, como diabetes, hipertensão, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca e doenças pulmonares. Portanto, é crucial um acompanhamento contínuo e especializado para todos os pacientes que tiveram Covid-19, mesmo após a alta hospitalar, para que possam ter uma recuperação plena e retomar sua qualidade de vida.

Quem Deve Fazer um Check-Up Pós-COVID?
Quem Deve Fazer um Check-Up Pós-COVID? / Divulgação

Quem Deve Fazer um Check-Up Pós-COVID?

Três anos após o início da pandemia de coronavírus, já é conhecido que a doença não se limita ao pulmão, afetando vários outros órgãos, como coração e rins. As sequelas da COVID-19 podem variar desde fadiga persistente, déficit de memória, arritmia até perda de paladar. Nesse cenário, os recuperados da COVID-19 podem se perguntar sobre a necessidade de um check-up médico, quais especialistas procurar e quais exames realizar.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Onde encontrar tratamento pós-covid?

Onde encontrar tratamento pós-covid? Quais são os especialistas Indicados Para Consulta?

A necessidade de um check-up pós-COVID é principalmente determinada pelo grau da doença experimentado pelo paciente: leve, moderado ou grave. Em geral, é aconselhável que os indivíduos realizem um check-up e consultem um médico de confiança após a recuperação. Esse médico realizará uma avaliação geral e indicará os especialistas apropriados. Se o paciente não tiver um médico de confiança, um clínico geral, médico de família, pneumologista ou infectologista pode ser procurado.

Onde encontrar tratamento pós-covid?

Profissionais com experiência

Encontre profissionais que se informaram através de várias aulas, discutiram inúmeros artigos internacionais e se dedicaram, com absoluto interesse, no manejo dessa nova síndrome.

Veja abaixo, onde encontrar Tratamento Pós-covid:

Quadro Leve: Próximos Passos

Para pacientes que apresentaram um quadro leve de COVID-19, uma consulta clínica e um exame físico são geralmente suficientes. Caso apresentem sintomas específicos, eles podem ser encaminhados a especialistas. Arritmia cardíaca pode exigir a consulta de um cardiologista, perda de memória pode requerer um neurologista, e ansiedade ou quadros depressivos podem ser direcionados a um psiquiatra ou psicólogo.

Atenção aos Quadros Moderados e Graves / Divulgação

Atenção aos Quadros Moderados e Graves

Quadros moderados e graves de COVID-19 necessitam de atenção especial, principalmente se houver necessidade de internação hospitalar. Nestes casos, um pneumologista pode ser consultado, devido ao comprometimento respiratório frequente. Contudo, ao receber alta, o paciente geralmente recebe orientações sobre quais especialidades procurar, visto que a COVID-19 pode afetar a saúde de diversas maneiras.

Cuidados com o Coração
Cuidados com o Coração

Cuidados com o Coração

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, pessoas que tiveram COVID-19 devem passar por avaliação cardiológica. O coronavírus pode causar inflamação no músculo cardíaco, levando a arritmias e até insuficiência cardíaca. Sintomas subsequentes, como arritmia cardíaca, falta de ar, tontura e diminuição da capacidade física, podem exigir atenção cardiológica.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Onde encontrar tratamento pós-covid?

Impactos Neurológicos e Necessidade de Exames

Os impactos neurológicos da COVID-19 ainda estão sendo estudados. No entanto, sintomas como déficit de memória, cefaléia e neuropatia periférica devem ser considerados. O tipo de exames necessários vai depender do quadro do paciente e se ele apresenta alguma sequela. A orientação clínica é de que, se o paciente estiver bem, sem internação ou complicações, não necessariamente precisará realizar uma lista de exames. A situação é avaliada caso a caso, considerando os sintomas e sinais.

Sintomas Pós-COVID e Encaminhamentos / Divulgação


Sintomas Pós-COVID e Encaminhamentos

Cada paciente apresentará uma resposta individual à COVID-19, com diferentes sintomas e necessidades de acompanhamento. Por exemplo, problemas de memória podem ser acompanhados por psicólogos através de estímulos cognitivos. A neuropatia periférica, manifestada por sensação de formigamento nas pernas e braços, pode ser tratada com medicamentos. As dores de cabeça específicas da COVID-19 também podem ser tratadas medicamente.

Sequelas Diversas: Atenção às Necessidades Individuais

Sequelas Diversas: Atenção às Necessidades Individuais

A COVID-19 é uma doença sistêmica que pode impactar o corpo de maneiras diversas, incluindo problemas cardíacos, renais, neurológicos e psiquiátricos. Descompensação de doenças preexistentes, como diabetes e hipertensão, também podem ocorrer. Essa variedade de situações resultantes da infecção exige uma atenção individualizada e o encaminhamento para as especialidades médicas apropriadas.

Onde encontrar tratamento pós-covid?
Onde encontrar tratamento pós-covid? / Divulgação

Exames: Avaliação Individualizada

Os exames necessários dependerão do quadro individual do paciente e de eventuais sequelas apresentadas. Não existe uma “receita de bolo” que se aplique a todos os casos. Se o paciente está em boas condições, sem internação ou complicações e sem comorbidades, ele não precisará de exames a princípio. Se existirem comorbidades, exames básicos laboratoriais poderão ser solicitados para monitoramento.

Retorno às Atividades Físicas
Retorno às Atividades Físicas / Divulgação

Retorno às Atividades Físicas

Um ponto importante a ser considerado é a realização de um check-up cardíaco antes do retorno às atividades físicas após a infecção. Sem esse check-up, o paciente pode não estar ciente de possíveis comprometimentos cardíacos decorrentes da doença. A liberação de um médico cardiologista é necessária para confirmar a ausência de problemas como arritmia.

Conclusão

O caminho para a recuperação após a COVID-19 é individual e depende de vários fatores, incluindo o quadro clínico e os sintomas apresentados. A recomendação geral é a realização de um check-up médico após a recuperação da doença, com a consulta a especialistas conforme a necessidade. O cuidado contínuo com a saúde é crucial, dado que as sequelas da doença podem afetar várias áreas do corpo e persistir por um período prolongado.

Onde encontrar tratamento pós-covid?

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: