Os benefícios do ômega 3 no pós-covid

Os benefícios do ômega 3 no pós-covid: entenda a importante relação com a proteção do organismo e o processo de recuperação.

Os benefícios do ômega 3 no pós-covid
imagem: Divulgação


O ômega 3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas, que são consideradas as mais saudáveis para o organismo. No entanto, nosso corpo não consegue produzi-lo de forma natural, sendo necessário ingeri-lo por meio de alimentos ou suplementos.

Existem alguns tipos importantes de fonte de Ômega 3: Destaca-se o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA), podendo ser encontrados em frutos do mar e peixes de águas profundas (sardinha, salmão, anchovas e atum).

Além de promover a saúde no organismo, o ômega 3 controla os níveis de colesterol e glicemia, evita a formação de coágulos, prevenindo as doenças cardiovasculares e cerebrais, ajudando a melhorar a memória e a disposição. Outros benefícios do ômega 3 é o seu uso como auxiliar no tratamento da depressão e da asma.

Quais as funções do EPA e DHA?

Entenda que o EPA possui ação anti-inflamatória, sendo o responsável por manter os triglicérides em níveis adequados e auxiliar na saúde do coração e circulação sanguínea. Em contrapartida, o DHA possui ação antioxidante, é considerado o ácido graxo mais benéfico para o cérebro, melhorando a capacidade cognitiva.

É necessário ressaltar para o cuidado na escolha de Ômega 3. Atente-se aos detalhes: Opte por aqueles com maior qualidade e pureza do óleo em relação a metais pesados e contaminantes. Órgãos certificadores especializados, como o MEG-3 e o IFOS – programa de certificação internacional The International Fish Oil Standards™ (IFOS) têm a importante missão de definir os padrões mais elevados de pureza, frescor do óleo e concentração de EPA e DHA. Os produtos certificados terão estes selos gravados na embalagem.

Os benefícios do ômega 3 no pós-covid
imagem: Divulgação

Quais os benefícios do ômega 3 no pós-covid?

No Pós-Covid, ocorre a endotelite generalizada causada pela presença da proteína Spike nos monócitos. Toda essa alteração modifica a resposta do nosso sistema imune, levando a uma produção de citocinas inflamatórias, como por exemplo, interleucinas 6 e 1; prolongando assim, a inflamação endotelial.

Nesse sentido, o ômega 3 atuará na repolarização do monócito de pró-inflamatório para anti-inflamatório, como também atenuando a secreção de citocinas no endotélio.

Não é à toa que este suplemento é essencial no tratamento dos acometidos com a Síndrome Pós-Covid.

O profissional de saúde capacitado é o único indicado para receitar o uso do Omega 3, as doses e concentrações específicas para tratar a doença.

Sabrina Araujo – CRF/DF 6749

Integrante da 1.ª Turma de Formação em Pós Covid Dr. Guili Pech
Mentoranda da 1.ª Turma de Mentoria Dr. Guili Pech
Monitora da 2.ª Turma de Formação em Pós Covid Dr. Guili Pech

Os benefícios do ômega 3 no pós-covid

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes: